segunda-feira, 22 de junho de 2009

SÃO JÕAO: A MISTURA.


O que é a festa junina? Pessoas dançando ao som do triângulo, zabumba, sanfona... Muita exuberância de milho, seus derivados, amendoim, laranja... Fogos de artifício para animar a criançada e também os adultos, licor, quentão... Roupas características das pessoas que moram no campo... Até quem moram nas cidades, capitais, se contagia com a cultura junina, pelo menos aqui no nordeste! É raro não ter uma pessoa com alguma foto da infância participando de quadrilha de São João, na escola onde tenha estudado. Eu era tímido é participava!
Depois da minha curta explanação sobre os festejos juninos, de ter exposto a manifestação de uma cultura forte e totalmente enraizada aqui no nordeste; gostaria de dizer que não fomos nos que inventamos os festejos juninos...! Digamos que o maquiamos e o transformamos na nossa cara.
A nossa festa junina é uma mistura: dos portugueses herdamos a forma de se vestir, a dança veio da França e os fogos de artifício é de origem chinesa, já que foram os inventores da pólvora. Então! A soma disto tudo com a crença religiosa, influências indígenas, negras... Originou está importante comemoração que divide o meio do ano.
E a fogueira? Tem várias explicações, citarei duas:

Historiadores dizem que como antigamente não existia energia elétrica e principalmente nos países europeus que era muito frio, costumavam acender as fogueiras para aquecer os corpos e para iluminar as confraternizações.

A outra explicação é interessante: São João que é o homenageado do dia 24, era parente de Jesus Cristo, e foi ele que anunciou a volta do salvador. De acordo relatos, ele era um homem de muita fé e também sábio. A fogueira quando acessa ilumina tudo a sua volta, a luz significa verdade, sabedoria, as qualidades de São João.

Penso que o ano, 365 ou 366 dias, é mais um capítulo das nossas vidas, sendo assim consideremos o São João como marco que define o meio dos nossos capítulos.

Que neste São João as fogueiras acendidas iluminem a cegueira dos olhos dos gananciosos e purifique com suas chamas todas as maldades deste mundo. Desejar não custa nada!

Vamos as comemorações! Olha o fogo, olha o fogaréu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário