quarta-feira, 17 de junho de 2009

PRA QUE GREVE?


ESTAMOS EM GREVE!

Se acalmem! Não estamos em greve. Mas greve de que? Porque?
Poderia ficar sem comer, o que caracteriza greve de fome. Por qual motivo?
Bom! Digamos que eu achasse que o meu salário é muito baixo, então eu resolvesse ir para a praça da cidade onde eu moro e colocasse um cartaz: “NÃO VOU TRABALHAR E NEM COMER ENQUANTO MEU PATRÃO NÃO AUMENTAR O MEU SALÁRIO”. Certamente ia chamar a atenção da opinião pública, que de certa forma pressionaria meu patrão a aumentar a minha humilde remuneração. Geraria outro transtorno: como não iria trabalhar, deixaria automaticamente de criar lucros para o meu patrão, o que o incomodaria muito. Isso também faria com que ele se sentisse pressionado a atender a minha reivindicação.

CUIDADO: Se não tiver estabilidade no trabalho não ouse fazer isso sozinho, pois quase que certo: receberia o aumento de salário e logo em seguida, depois que a opinião pública se acalmasse, seria demitido.

Brincadeiras a parte! Greve é uma coisa muito séria; é um instrumento, hoje legal, de “luta coletiva ou individual, “pacífica” dos trabalhadores.

A sociedades mundiais independente das diferentes culturas, apresentam diferenças sociais: pobres e ricos. Na cultura ocidental, a nossa, o sistema predominante é o capitalismo, que possibilita um acumulo muito grande de riquezas nas mãos de poucos. A grande maioria das pessoas ficam na contra-mão deste acumulo; muitos vivem em estado de miséria, ou então só trabalham para comer. Os seres humanos sempre estiveram em conflitos em busca dos seus interesses. A greve é uma forma de conflito, teoricamente pacífica, que leva uma classe: os trabalhadores a confrotar com a outra classe: o dono do capital, sempre em busca de uma condição de vida mais justa.
Imaginem o transtorno que é o dia em que os motoristas de ônibus resolvem entrar em greve: as pessoas não conseguem ir ao trabalho, passear... Ou então a greve dos professores! Muitos alunos sem ir para escola... Agora vejam o futuro: pessoas vivendo em uma condição melhor... Conquistas que o meu ou o seu filho vão se beneficiar quando se tornarem também trabalhadores.

“SEM AS GREVE A SOBREVIVÊNCIA DAS PESSOAS “DAQUI DE BAIXO” SERIAM MAIS GRAVE .”

O ideal mesmo, seria se existisse entre as pessoas uma consciência coletiva, de igualdade; mas... Dificilmente o cachorro divide o osso sem resistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário