quinta-feira, 30 de julho de 2009

ESCREVENDO E SENDO VÍTMA


O vírus da gripe, chamada antes de gripe espanhola, já causou mais de 20 milhões de morte em apenas uma epidemia, no passado.
Quando os europeus chegaram ao Brasil na época da colonização, muitos índios morreram por terem sidos infectados por gripe e outras viroses, por não terem ainda resistência imunológica.
A palavra epidemia vem do grego: epidemos termo utilizado pelos gregos para descrever o hábito de certas pessoas que não ficavam muito tempo em uma cidade, partiam logo.

A nossa convivência com estes bichinhos, vírus, é antiga. Sempre que eles aparecem nosso corpo cria armas para se defender. Com algumas exceções, a exemplo do vírus da AIDS.
A sua evolução está condicionada também a nossa. Evoluímos, mas eles também; sempre estão arrumando alguma forma de destruir os nossos anticorpos.
O que preocupa mesmo é que a cada dia que passa nos transformamos em seres mais vulneráveis, devido a nossa concentração nas cidades, o que favorece facilmente a proliferação deles, devido as distâncias entre os lugares diminuídas, conseqüência da criação do avião e outros meios de transportes rápidos; exemplo: por mais que se tentasse isolar a gripe suína, ela se alastrou por todo mundo, ficou difícil isolá-la!
Não da também para esquecer da brusca transformação que o mundo vem passando: transgênicos, desmatamentos, efeito estufa... Será que o nosso corpo vai evoluir tão rapidamente junto com está tal evolução tecnodestrutiva, a natureza não está agüentando! Os vírus sim. Pois são estruturas mais simples.

Cheguei no trabalho hoje pela manhã normalmente, com disposição... Quando voltei do almoço comecei sentir dores nos músculos do corpo, na cabeça; secreções no nariz, fadiga, mal estar, corpo mais quente... O interessante é que eu já estava com interesse de escrever sobre a gripe suína e as epidemias. Quase desisto, mas mantive minha opinião. Cheguei em casa tomei banho e fui para o computador.
No momento em que escrevia: a febre já está intensa, a cabeça doia mais, sinto minha face arder, levanto e visto uma camisa quente: estou com frio, a inspiração já começa chegar de forma desconcertada...
É MELHOR IR AO MÉDICO.

SINTOMAS DA GRIPE SUÍNA

- FEBRE REPENTINA
- FEBRE SUPERIOR A 38 GRAUS
- FEBRE QUE DURA TRÊS A QUATRO DIAS
- FADIGA, PROSTRAÇÃO
- DORES MUSCULARES PELO CORPO
- DORES NAS ARTICULAÇÕES
- DOR DE CABEÇA
- DOR DE GARGANTA
- CORIZA, NARIZ ESCORRENDO
- TOSSE SECA SEM CATARRO
- DIARRÉIA
- VÔMITOS
- DEPOIS QUE A FEBRE TERMINA A TOSSE PODE DURAR MAIS 3 A 4 DIAS.

Estou quase terminando, pedem para mim sair do computador, mas preciso terminar...

O DIAGNÓSTICO DO MÉDICO.

Escrevi os sintomas que me incomodavam ontem: 30/07/09, por volta das 20:00hs, como tinha dito que ia: fui ao médico. Após me examinar ele constatou que eu estava com uma infecção na garganta; me receitou um remédio e hoje:31/07/09, 05:42 da manha, já estou bem melhor. Mas ainda em observação.

Um comentário: