sábado, 12 de setembro de 2009

“A inflação é um ácido nos salários”


Em um determinado dia a dona de casa vai ao supermercado com duzentos reais e uma listinha de compras. Com muito esforço: economizando uns centavos em um produto, em outro, ela consegue comprar tudo da lista. Passado 15 dias ela volta ao mercado com a mesma lista e se espanta e se indigna, pois não consegue comprar todos os itens programados. Passa mais quinze dias e a situação fica pior. Ela tinha ouvido falar nos noticiários que a inflação estava aumentando, mas não entendia o que isto significava redução do seu salário.
Ainda bem que estamos em épocas de calmaria inflacionária, tivemos até redução da inflação em agosto: ela caiu 0,15%, o maior nível desde 2006.
Seguindo da baixa da inflação tivemos um crescimento econômico de 1,9% no 2° trimestre. A dona de casa pode continuar indo ao mercado tranqüila.
Não dá para falar de tais resultados sem elogiar o governo Lula, que mesmo com a crise e a oposição trabalhando para que tudo desse errado, o mesmo foi otimista, incisivo e sábio!
Lula lavou a alma. Gostaria de terminar este post deixando algumas partes de um discurso do presidente:

"Teve gente que desativou totalmente qualquer investimento. Teve gente que deu férias coletivas em dezembro, janeiro. E eu acho que foi um erro de pessoas que preferiram acreditar, muitas vezes, numa mentira bem contada, do que numa verdade nua e crua que estava acontecendo".

"Se os governantes não acreditavam neste país, por que vocês deveriam acreditar?", perguntou ele aos operários presentes. "Eu não entendia. Estive várias vezes com a direção da Ford internacional. E eles me diziam que o melhor trabalhador do mundo era o brasileiro. A GM dizia a mesma coisa. E aqui no Brasil os governantes não acreditavam", Lula acusando a oposição.

2 comentários: