domingo, 9 de agosto de 2009

PAI DO SÉCULO XXI



Estive ontem(08/08) na escola onde estuda meu filho para uma confraternização em homenagem aos pais. Até então não pensava em escrever nada sobre pai; mas teve uma coisa que me chamou a atenção: só compareceu ao evento 5% dos pais de todos os alunos.

Foi ai que eu resolvi escrever alguns dos desafios dos pais deste século:

- Saber dialogar. As surras já não dão muitos bons resultados.

- Ser amigo. Se não outro na rua disfarçado de amigo conquistará sua confiança.

- Falar de Deus e de coisas boas. Que estas mensagens forme em sua cabeça um escudo contra as má.

- Assistir desenhos, não só com o intuito de fazer companhia ao filho, mas saber se o conteúdo que ele está assistindo é adequado, assim como os filmes e as novelas.

- Verificado algo de errado no conteúdo de algum programa, “conscientizar” a criança que aquilo não é adequado para sua idade ou para a sua vida.

- A Internet é uma das principais portas de entrada do mundo nas nossas casas. E o mundo é cheio de coisas boas e ruins. O filho precisa saber disso. É necessário ficar duplamente vigilante neste caso. Ao depender da idade do filho, não permitir que ele possua sites de relacionamentos, como o Orkut. Muitos sites possuem o aviso: “proibidos para menores”. Mas na solidão de um quarto e no isolamento provocado por sua família, este aviso para a criança, se torna ainda mais atrativo.

- Acompanhar o filho também nas atividades externas, saber o que ele faz, com quem ele anda, qual o seu comportamento.

- Lhes falar sobre o amor e do respeito ao próximo.

- Explicar-lhe a importância da educação.

Isso não é um manual, apenas alguns conselhos elaborados por mim. Gostaria de terminar dizendo: “sejamos bons exemplos, pois, se um dia nossos filhos seguirem caminhos errados, sempre martelará em suas cabeças o certo”.

“Façamos nossas partes, É O FUTURO QUE ESTÁ EM NOSSAS MÃOS.”

Um comentário:

  1. Feliz dia dos Pais!
    Você parece um bom pai, além de ser um ótimo escritor!
    Abraços!

    ResponderExcluir