terça-feira, 3 de novembro de 2009

CATADORES DE RECICLÁVEIS COM QUALIFICAÇÃO


O governo federal investirá 16,8 milhões para qualificar mais de 10 mil catadores de materiais recicláveis. O curso esta previsto para este mês e terá um conteúdo voltado para técnicas para recolher o lixo com segurança, operação de máquinas de reciclagem e dicas para formação de cooperativas.
O projeto será implantado em 18 estados: Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Tocantins, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.
O presidente Lula prometeu investir 225 milhões através do BNDES, para que sejam criadas cooperativas; o mesmo defendeu o projeto de lei que tramita no congresso nacional, que determina que a coleta seletiva seja de responsabilidade das prefeituras, sendo assim, elas arcariam com os custos.
O presidente que defende este projeto, também se mostrou preocupado com o mesmo, já que a coleta seletiva sendo feita por empresas especializadas corre se o risco de marginalizarem ainda mais o catadores atuais, já que ficarão sem ter o que catar, se não for empregados em uma das empresas que serão posteriormentes contratadas. Por isso Lula pediu que os prefeitos formem cooperativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário