domingo, 24 de maio de 2009

“Made in china ou merda in china?”



Que os produtos chineses são de péssima qualidade todos sabemos; mas por que continuam vendendo? E quem compra?
Já li em algum livro que no inicio da revolução industrial os produtos das industrias de ponta também não tinha muita qualidade, mas com a exigência do mercado consumidor que naquela época estava em expansão, assim como ainda está, começou a se investir em qualidade; mas com isso aumentou o preço do produto final.
O objetivo das industrias é produzir, vender e lucrar com esse ciclo, para que isso aconteça é necessário que ela divulgue os seus produtos, então investe em propagandas que são transmitidas para todos que tenham acesso a televisão, Internet, rádio... Mas nem todos que são influenciados a comprar algo, possui o dinheiro, mas querem comprar! Ai que a china “entrou de sola” no mercado mundial, começou produzir produtos de baixa qualidade(bem mais baratos),parecidos com os originais, ou com a mesma função. Aí o cidadão com pouco dinheiro, mas por necessidade ou por influência, não vê outra alternativa a não ser comprar o “paraguaizão”, compra hoje e não sabe se vai funcionar amanhã. Mas compramos e continuamos comprando, não só nos brasileiros, mas todo o mundo; e a China vai crescendo anormalmente as custas de mãos-de-obra escravizadas e agindo de má fé, abusando das necessidades das pessoas. Mas um problema criado pelo consumismo desenfreado.
Acima eu usei o termo “paraguaizão” para descrever um produto chinês. Antes eu pensava que todos os produtos do Paraguai eram produzidos no Paraguai, depois fique sabendo que vem da china e muitos deles chegam aqui no Brasil de forma ilegal.

Quando eu terminei de escrever este texto, curiosamente fui olhar o nome do fabricante do mause do meu computador, e estava escrito: made in china! Fazer o que?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário