sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Produtos reciclados sem IPI?


O governo cobra imposto sobre os produtos industrializados(IPI); foi a redução deste imposto que possibilitou a sobrevivência de muitas empresas na auge da crise, já que os produtos por elas produzidos e vendidos ficaram mais baratos, fazendo com que fossem procurados pelos consumidores.
Recentemente o Ministro do meio ambiente, Carlos Min, pronunciou que o governo estuda a possibilidade de retirar este imposto dos produtos reciclados, para tornar a venda e o processamento destes materiais mais viáveis.
Em alguns casos o custo da reciclagem sai muito caro, o que faz com que o segmento não seja atraente para investimentos. Isso contribui para que ao invés das industrias utilizarem produtos reciclados para produção de bens de consumo, acabam utilizando matéria-prima virgens, contribuindo assim para o rápido esgotamento dos recursos naturais do planeta e também fazendo com que aumente cada vez mais o número de aterros sanitários e sujeiras pelas cidades.
Além da retirada do IPI, sobre produtos reciclados, o governo também pretende dar incentivos às cooperativas de catadores, por meio de pagamento de serviços ambientais urbanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário