quinta-feira, 30 de julho de 2009

ESCREVENDO E SENDO VÍTMA


O vírus da gripe, chamada antes de gripe espanhola, já causou mais de 20 milhões de morte em apenas uma epidemia, no passado.
Quando os europeus chegaram ao Brasil na época da colonização, muitos índios morreram por terem sidos infectados por gripe e outras viroses, por não terem ainda resistência imunológica.
A palavra epidemia vem do grego: epidemos termo utilizado pelos gregos para descrever o hábito de certas pessoas que não ficavam muito tempo em uma cidade, partiam logo.

A nossa convivência com estes bichinhos, vírus, é antiga. Sempre que eles aparecem nosso corpo cria armas para se defender. Com algumas exceções, a exemplo do vírus da AIDS.
A sua evolução está condicionada também a nossa. Evoluímos, mas eles também; sempre estão arrumando alguma forma de destruir os nossos anticorpos.
O que preocupa mesmo é que a cada dia que passa nos transformamos em seres mais vulneráveis, devido a nossa concentração nas cidades, o que favorece facilmente a proliferação deles, devido as distâncias entre os lugares diminuídas, conseqüência da criação do avião e outros meios de transportes rápidos; exemplo: por mais que se tentasse isolar a gripe suína, ela se alastrou por todo mundo, ficou difícil isolá-la!
Não da também para esquecer da brusca transformação que o mundo vem passando: transgênicos, desmatamentos, efeito estufa... Será que o nosso corpo vai evoluir tão rapidamente junto com está tal evolução tecnodestrutiva, a natureza não está agüentando! Os vírus sim. Pois são estruturas mais simples.

Cheguei no trabalho hoje pela manhã normalmente, com disposição... Quando voltei do almoço comecei sentir dores nos músculos do corpo, na cabeça; secreções no nariz, fadiga, mal estar, corpo mais quente... O interessante é que eu já estava com interesse de escrever sobre a gripe suína e as epidemias. Quase desisto, mas mantive minha opinião. Cheguei em casa tomei banho e fui para o computador.
No momento em que escrevia: a febre já está intensa, a cabeça doia mais, sinto minha face arder, levanto e visto uma camisa quente: estou com frio, a inspiração já começa chegar de forma desconcertada...
É MELHOR IR AO MÉDICO.

SINTOMAS DA GRIPE SUÍNA

- FEBRE REPENTINA
- FEBRE SUPERIOR A 38 GRAUS
- FEBRE QUE DURA TRÊS A QUATRO DIAS
- FADIGA, PROSTRAÇÃO
- DORES MUSCULARES PELO CORPO
- DORES NAS ARTICULAÇÕES
- DOR DE CABEÇA
- DOR DE GARGANTA
- CORIZA, NARIZ ESCORRENDO
- TOSSE SECA SEM CATARRO
- DIARRÉIA
- VÔMITOS
- DEPOIS QUE A FEBRE TERMINA A TOSSE PODE DURAR MAIS 3 A 4 DIAS.

Estou quase terminando, pedem para mim sair do computador, mas preciso terminar...

O DIAGNÓSTICO DO MÉDICO.

Escrevi os sintomas que me incomodavam ontem: 30/07/09, por volta das 20:00hs, como tinha dito que ia: fui ao médico. Após me examinar ele constatou que eu estava com uma infecção na garganta; me receitou um remédio e hoje:31/07/09, 05:42 da manha, já estou bem melhor. Mas ainda em observação.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

RELEMBRANDO A CRISE


PEQUENO RESUMO DA CRISE

Estados Unidos descontrola, financeiramente falando, acontece um efeito dominó, todos os países começam também serem afetados: a família de João e Maria, assim como muitas, que tem como filhos Pedro e Joana, o primeiro com dez anos e o segundo com oito; vê tudo pela televisão: bolsa de valores cai, aumenta, dólar sobe, dólar baixa... O mundo deixa de produzir como antes. A família vai ao supermercado e a “bolsa de Maria também cai”. Já não dá para comprar o que se comprava antes. O ministro anuncia ajuda aos ricos (banqueiros). Más não é os pobres que precisam mais de ajuda?! Se eles lá em cima não ficam super bem, a família de João e Maria ficará super mal cá em baixo.
O dólar sobe mais uma vez, a pressão arterial de João também, ao ouvir o anúncio que a passagem de ônibus também vai ser reajustada. É melhor João estocar remédio contra pressão arterial, por que os “meteoroeconomistas” prever tempestades de aumentos.
João inesperadamente recebe férias; o sindicato recomenda a todos os trabalhadores de sua empresa que evitem gastos desnecessários, pois pode haver demissões.
Natal está chegando, agora só resta apelar para papai Noel! Ou não!? Tinha me esquecido. Ele é sócio dos Estados Unidos.
Uns falam gastem, a realidade pede cautela...
Como diz o ditado: a corda sempre quebra pro lado do mais...

SEGUNDO ECONOMISTAS À CRISE ESTÁ CHEGANDO AO FINAL. TEMOS QUE PARABENIZAR O NOSSO CAPITÃO, LULA(O PRESIDENETE), POR TER CONDUZIDO O BARCO BRASIL DE FORMA TÃO RESPONSÁVEL COM TODOS.

ESTÁ PASSANDO A TEMPESTADE, MAS AINDA TEM MUITAS VIOLENTAS VENTANIAS.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

UM DOS REPRESENTANTES DA MISÉRIA


Seu Zé, Chico, João... Não sei bem o nome dele, mas ele está lá no escuro, olhe bem! Desapercebido, excluído, marginalizado, vivendo dos nossos lixos... Mexe aqui, ali... Os maus odores já não o incomodam mais. As pessoas vão passando... Seu Zé, Chico, João... Não liga, continua a revirar o lixo.
Bati uma foto, o Flash o incomodou, ele se assustou, não estava acostumado com a luz, a ser percebido.
Bati outra foto, agora quem tomou as dores foi seus dois fieis companheiros, veio para cima de mim latindo. Se os da mesma espécie não lhe dão proteção, os cachorros o protegia.
Eu recuei, olhei para o homem depois dos cachorros se acalmados e eu também. Ele continuava sua atividade suja; não suja de corrupção!
Olhei uma das fotos, está do post, vi que tinha uma caixa que tinha duas das cores da bandeira do Brasil, no lixo:
VERDE DAS MATAS
AMARELO DO OURO
E NO FUNDO, NA ESCURIDÃO, SEU ZÉ, CHICO, JOÃO... REPRESENTANDO A MISÉRIA.

sábado, 25 de julho de 2009

FATOS QUE INFLUENCIARAM “AQUI EMBAIXO” ESTA SEMANA(IV Plenária Nacional da CNQ-CUT)


Como de costume, tenho como regra postar no sábado ou no domingo, alguns acontecimentos que marcaram a nossa semana e que influenciaram “aqui embaixo”. Neste final de semana não vou quebrar a regra, mas vou mudar ângulo das coisas.
Na segunda feira acordei bem cedinho, mesmo cedo, a temperatura se apresentava agradável. Fui para São Paulo participar da IV PLENÁRIA DA CNQ – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO RAMO QUÍMICO. Lá estava muito frio! Mas os debates esquentaram o espírito e a esperança de dias melhores.
Estava presente o Presidente da CUT nacional, Artur Henrique, que fez uma brilhante apresentação sobre conjuntura internacional e nacional, e também grande parte das lideranças sindicais do País do ramo químico.
Não falamos só sobre o presente e o passado, tomamos importantes decisões que germinarão e crescerão em um futuro próximo.

Segue abaixo alguns temas discutidos

- Conjuntura internacional
- Conjuntura nacional
- Conjuntura setorial
- Estrutura e organização sindical
- Projetos de valorização da vida humana
- A mulher trabalhadora
- Juventude trabalhadora
- Redução da Jornada de trabalho
- Aposentados e pensionistas
- Saúde e meio-ambiente
- Questão racial
- Transgênicos
- Formação sindical e política
- Por uma nova lei do petróleo
- A necessidade de alternativa de comunicação para os movimentos sociais
- Plano de Lutas.

Não vou falar de todos o temas se não este post se transformará em um livro eletrônico. Mas, gostaria de destacar um fato que ocorreu quando cheguei aqui na “minha Bahia”; comentava com um colega a respeito da redução de jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais e ele me respondeu: “ ISSO NÃO VAI SER APROVADO, OS PODEROSOS Só DÃO AS COISAS QUANDO QUEREM”.
E eu! Além de tentar tirar as vendas da ignorância que obstruem sua visão, lembrei de um texto muito conhecido, mas vale a pena relembrá-lo, pois é tão atual, tanto quanto as formas ideológicas de exploração apresentadas pelo neoliberalismo:

O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
Nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe o custo da vida,
O preço do feijão, do peixe, da farinha,
Do aluguel, do sapato e do remédio
Dependem das decisões políticas.
O analfabeto político
É tão burro que se orgulha
E estufa o peito dizendo
Que odeia a política.
Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
Nasce a prostituta, o menor abandonado,
E o pior de todos os bandidos,
Que é o político vigarista,
Pilantra, corrupto e lacaio
Das empresas nacionais e multinacionais.
Bertold Brecht (10 de Fevereiro de 1898 – 14 de Agosto de 1956)

quinta-feira, 23 de julho de 2009

ANALISANDO FRASE


"NUNCA OUVI DIZER QUE O TRABALHO TENHA MATADO ALGUÉM”

Já ouvi os mais velhos muitas vezes afirmarem esta frase a respeito do trabalho. No caso do meu avô quando dizia comigo e também com meu pai, tenho certeza que não tinha maldade; o objetivo era nos estimular a trabalhar, para não ficarmos preguiçosos, se tornar cidadãos trabalhadores e honestos, o modelo que é proposto pela nossa sociedade.
E quando isso parte - por exemplo - de certos patrões? Será que ele também está visando o nosso bem?
Recentemente um estudo comprovou que excesso de trabalho provoca demência, além de outras doenças provocadas pela exposição do trabalhador a determinados tipos de trabalhos, como: LER, PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS, PROBLEMAS DE COLUNA, CANCER... OUTRAS...
Concluindo: seu excesso e a prática inadequada desencadeia conseqüências que podem levar a morte.

terça-feira, 21 de julho de 2009

CIRCO SÓ PARA MAIORES


Fui ao circo neste domingo levar meu filho de sete anos. Havia uns cinco dias que ele me pedia:"papai me leva ao circo, quero ver o palhaço, me leva papai".
Chegando no circo, pode pereber que o que falam a respeito da sua precarização é verdade:"a estrutura estava em muita má condição". Mas o espetáculo poderia suprir aquela deficiência.
Começou! Senhora e senhores!
Uma criança de mais ou menos sete anos fazia malabarismo em um cabo de aço, depois outra aparentando a mesma idade dependurou em uma corda e com a ajuda de um adulto fazia manobras que eu considerei totalmente arriscada para idade dela. Mulheres se apresentavam dançando semi nuas. Fiquei em dúvida! Estou em um circo ou em um...
Um homem deu início a sua brincadeira com tochas de fogo, as colocavam na boca, nenhum aviso dava a respeito do perigos.
Só retava como salvação do show o palhaço.
Meu guri finalmente se animou com a tradicional imagem daquele comediante. Mas.. Quando começou se apresentar... De sua boca só saia palavrões, e seus gestos eram todos obscenos.
Pensei! Será que eu estou ultrapassado! Não conseguia achar graça. Mas! Olhei para o meu filho e ele também não sorria.
Mais mulheres entravam, agora com roupas e danças mais provocantes.
Fui embora antes de terminar a seção. Na saída olhei para a bilheteria para ver se tinha alum tipo de censura. Não vi nada
Se fosse só o circo! Este que eu fui é o reflexo do mundo em que vivemos.

domingo, 19 de julho de 2009

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS


Artigo I

Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.

FATOS QUE INFLUENCIARAM “AQUI EMBAIXO” ESTA SEMANA (19/07/09)


- Brasil deve crescer acima da média mundial neste ano, diz ministro Guido Mantega.

- Crédito e compras já voltam ao nível pré-crise.

- IPI menor e confiança maior puxam o comércio.

- Aposentados devem ganhar maior que a inflação, diz Lula.

- Regiões pobres no Brasil pagam tarifas maiores pela energia elétrica.

- Crise mundial levará até 13 milhões de volta a pobreza nos países da América Latina.

- MEC, oferece reciclagem e professores não aderem.

- Ministério da saúde reforça orientações de prevenção à gripe suína.

- OMS atrasa e Brasil não produzirá vacina contra gripe suína em 2009.

- Gripe suína deve atingir ao menos 35 milhões no país em 2 meses.

- Transfusão ainda é risco para contrair o vírus da AIDS.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

SARNEY INDIGESTO


Ta difícil para Sarney esconder tanta sujeira. Cada vez que levanta o tapete aparece mais.
Por mais que se tente desfocá-lo, sempre há algum membro a aparecer, a incriminá-lo. E ainda é o mineiro que leva a fama de comer quietinho!
Mas ele não é mineiro e sim maranhense: comeu quietinho e demais. Deu indigestão. Até hoje se vê vômitos.

Mudando de assunto e continuando no assunto: sempre quando vaza alguma situação de corrupção com algum político, sempre se vai descobrindo mais coisas. É como se fosse uma bola de neve que começa pequenina e vai crescendo, crescendo... Detalhe! Depois derrete e muitos esquecem dos estragos que ela fez.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

LULA E O SAPO


O tempo cicatriza feridas, quem diria! Lula e Collor dividindo palanques.
Em 1989, eu tinha 10 anos, me lembro da disputa acirrada do sindicalista Lula, barba não muito uniforme, roupas humildes, vocabulário não muito refinado, contra o almofadinha Fernando Collor. Meu pai era petista daqueles inflamado, o PT era sua bandeira de luta, sua ideologia de vida. Eu vivenciei todos estes acontecimentos e me influenciei, me transformei também petista.
Collor ganhou as eleições naquela época; com argumentos baixos. Passado um tempo o mesmo foi acusado de corrupção, saiu do governo com moral destruída; ninguém imaginava que ele poderia se restabelecer na política. Mas estamos no Brasil né! Memória fraca... Povo dando poder a quem não merece...
O trabalhador Luis se tornou presidente, mudou de postura, virou um diplomata, articulador, estadista, Lula... Engolidor de sapos! Ta tendo que engolir este.
Collor estava lá no palanque, nunca teve vergonha na cara mesmo!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

UM FINAL DE SEMANA DE SOL SOCIALISTA


Sábado de manhã acordei, como de costume: cedo. Liguei o computador, acessei a Internet, me informei; também como de costume. O sol estava prometendo! Não havia sinais de chuva. Passado um tempo coloquei minha bermuda, uma camisa, calcei minha sandália e logo em seguida escutei a buzina de um carro; era o companheiro que esperava, íamos juntos à Salvador: cidade do pelourinho, praias, elevador Lacerda... Fomos... Chegamos no nosso destino, o sol já estava bem à vista, muito lindo! Logo, logo, começaram chegar outros companheiros e companheiras na sede do “sindicato dos trabalhadores do ramo químico e petroleiro do estado da Bahia”.

Ali permaneci o sábado e o domingo.

Falamos sobre comunismo e socialismo, sem medo de ser preso, de repreensão policial... Tentamos encontrar solução para esta sociedade tão individualista egoísta e gananciosa. Trocamos informações, aprendemos uns com os outros.

“Ressuscitamos” Karl Marx, Mikhail Bakunin, Joseph Stalin, Leon Trotsky, Vladimir Lenin, Che Guevara... Os projetistas de uma sociedade mais justa

No domingo a tarde terminou as discursões, nos despedimos e fomos embora, todos com a certeza de que o socialismo não morreu e que a busca por uma sociedade igualitária nunca morre enquanto existir injustiçados.

DIA DO ROCK


OS INESQUECÍVEIS

Eu sou a mosca
Que pousou em sua sopa
Eu sou a mosca
Que pintou prá lhe abusar...

Eu sou a mosca
Que perturba o seu sono
Eu sou a mosca
No seu quarto a zumbizar...

E não adianta
Vir me detetizar
Pois nem o DDT
Pode assim me exterminar
Porque você mata uma
E vem outra em meu lugar...

sábado, 11 de julho de 2009

FATOS QUE INFLUENCIARAM “AQUI EMBAIXO” ESTA SEMANA (11/07/09)


- Produção industrial sobe em oito de 14 regiões.

- Vendas de carros sobem 17,2% e batem recorde.

- Cesta básica sobe em 12 das 17 capitais, segundo DIEESE.

- Ministro minimiza gripe suína e diz que a gripe comum é um problema mais sério.

- Inflação cai em junho, puxada pela habitação.

- Lula diz que dois mandatos bastam, mas não descarta voltar.

- Lula recebe prêmio por busca da paz.

- Senado aprova regulamentação de moto-taxistas.

- Acordo sobre clima na cúpula do G-8 é vetado.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

FUI AO BANCO. NÃO TINHA FILA!


Já há algum tempo não ia ao banco para precisar pegar filas; sempre utilizava os caixas eletrônicos para fazer saques ou depósitos. Por necessidade precisei ir ao caixa normal. Já comecei temer o tamanho da fila. Ooooh que alívio! Agora tem a lei que garante que só devemos ficar 15 minutos a esperar nas filas. Fui ao banco.
Não tinha fila! As cadeiras que eram destinadas à espera já estavam todas ocupadas. Encostadas nas paredes, haviam um grande número de pessoas, com caras de estressadas. Percebi que a coisa não estava boa.
Fui ao vigilante e perguntei como proceder: “ Sr. Vai naquela máquina- apontou ele - aperte um botão que tem lá, que ela vai lhe dar um senha, é só aguardar.”
Dirigi-me a tal máquina, apertei o botão e ela imprimiu uma senha de número 228! Olhei no painel e ainda estava sendo atendido o número 59! Subtraindo 228-59= 169. Isso mesmo, teoricamente teria 169 pessoas na minha frente e apenas três pessoas para atender; sendo que um deles dava prioridade a gestantes, deficientes... Que não estavam incluídos na numeração citada. E agora! O que fazer? Sabia da lei do tempo determinado a ficar nas filas, a espera. Mas denunciar a quem? Gritar bem alto! Que tem esta lei. Não sabia o que fazer, então, esperei assim como os outros que ali estavam: comentário aqui, uma crítica ali, um palavrão “aculá”.
Ao correr dos ponteiros do relógio, comecei perceber que muita gente por falta de paciência ia desistindo, fazendo com que diminuísse o número de pessoas na minha frente. Também vi que uma pessoa chegava mais cedo no banco e pagava mais de uma senha: para si e seus conhecidos, que apareciam na hora de serem atendidos. Já pensou!
Pratiquei o exercício da paciência, cheguei no banco 12:30 e só sair de lá 16:10, isso por que um colega com a senha 196 desistiu de esperar e me deu seu bilhete e foi embora. Acho que xingava, não ouvi direito.
Depois de muito esperar fui atendido, assim pode ter acesso ao meu extrato. Estava lá, em palavras e números claros: mais de 45 reais de descontos indevidos. Que ironia! Cancelei todos os descontos.
Fui me informar; sei hoje que o órgão que recebe e fiscaliza estas denúncias é o procon.
Temos que denunciar, só assim acabaremos com esta falta de respeito contra nos consumidores que mantemos toda aquela estrutura e ainda criamos lucros exorbitantes para os banqueiros.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Michael Jackson continua revolucionando


Os velórios que eu já fui, geralmente eram tristes. Barulhos! Só dos cochichos das pessoas: “era uma boa pessoa em vida”, “era tão novo”. Ou o choro dos parentes, lamentando a perda do ente querido. O de Michael foi totalmente diferente, uma revolução: os irmãos e os amigos conseguiam cantar, encenar, um show! Se fosse um irmão meu, acho que nem teria animo de ficar em pé!
Foi uma homenagem muito bonita. Mas acho que deveriam esperar mais alguns dias para tal.
E no final o corpo saiu do local e ninguém sabe onde foi parar. Deve ter ido para o verdadeiro velório!
Vi a verdade na inocência das lágrimas de sua filha, que nem conseguia falar, mas a empurraram para a cena e salvou o suposto velório, por isso foi o destaque.

terça-feira, 7 de julho de 2009

A TIGRE RECUA. DIZ QUE SÓ VAI DEMITIR 50.



Mais uma vez o sindicato dos trabalhadores do ramo químico e petroleiro se sentou com os dirigentes da Tigre-Camaçari, com o intuito de minimizar os efeitos das ações que a mesma pretende aplicar aos trabalhadores.
Houve avanço na negociação: a empresa tinha como meta demitir 75 trabalhadores, recuou para 50. A mesma também tinha como projeto trabalhar só com três turmas, também recuou e vai manter as 5 turmas.

Se os trabalhadores não se organizassem, certamente seriam 100 demitidos!

Os demitidos terão alguns benefícios que não estão em lei, mas nenhum substitui o prazer de estarem trabalhando.

Custo da cesta básica nas principais capitais brasileiras



Aracaju R$ 176,35
João Pessoa R$ 187,30
Fortaleza R$ 188,67
Recife R$ 190,93
Salvador R$ 199,01
Natal R$ 200,91
Belém R$ 201,60
Goiânia R$ 212,82
Curitiba R$ 213,52
Manaus R$ 213,82
Brasília R$ 216,29
Florianópolis R$ 217,46
Belo Horizonte R$ 218,18
Rio de Janeiro R$ 220,20
Vitória R$ 227,30
São Paulo R$ 228,10
Porto Alegre R$ 243,66

segunda-feira, 6 de julho de 2009

PÃO NOSSO DE CADA NOS DAÍ HOJE...



Compare preços! Camaçari 06/07/09

Valor em real, claro!
Qualidade ou marcas dos produtos são iguais.


SUP. BOMPREÇO

Feijão(Kg) = 2,48

Arroz(Kg) =1,98

Farinha(Kg) = 2,13

Óleo de soja(l) = 2,68

Macarrão(Pc) = 1,91

Café (200g) = 2,34

Açúcar(Kg) = 1,96

Leite em pó (200g) = 2,18

Fubá de milho = 0,58

Margarina (500g )= 1,98

Bolacha(sal) = 2,03

Carne de sertão(Kg) = 10,98

Carne cruz machado(Kg) = 8,03

Tomate(Kg) = 2,28


SUP. CENTRAL

Feijão(Kg) = 2,39

Arroz(Kg) =1,99

Farinha(Kg) = 1,99

Óleo de soja(l) = 2,29

Macarrão(Pc) = 1,79

Café (200g) = 2,69

Açúcar(Kg) = 1,64

Leite em pó (200g) = 2,29

Fubá de milho = 0,59

Margarina (500g )= 1,99

Bolacha(sal) = 2,09

Carne de sertão(Kg) = 10,20

Carne cruz machado(Kg) = 7,99

Tomate(Kg) = 2,59

sábado, 4 de julho de 2009

A TIGRE CAMAÇARI ANUNCIA DEMISSÃO DE 75 TRABALHADORES


Em assembléia na madrugada de ontem e hoje pela manhã, o sindicato dos trabalhadores do ramo Químico e Petroleiro, discutiu com os trabalhadores a informação levada pela direção da Tigre Camaçari, ontem, de que irá demitir 75 trabalhadores.
A tigre hoje possui um quadro de 227 trabalhadores diretos. Já há algum tempo atrás haviam surgido boatos de que a mesma encerraria suas atividades aqui em Camaçari; mas foi só especulação. O intuito mesmo era de trabalhar o psicológico dos seus colaboradores para aceitarem sem resistência as demissões anunciadas. Pensaram assim: “Vamos fazer eles pensarem que vamos fechar e então! Só demitiremos 2/5”.
Estive hoje na assembléia na porta da fábrica e o clima é de apreensão, insegurança...
Mas! Todos estão mobilizados para reduzir os impactos desta medida adotada pela empresa.

A tigre anuncia estas demissões em um momento em que o Brasil precisa de mais consumidores para continuar fazendo frente à crise. Detalhe: ela não está em crise.

No sistema Capitalista Neoliberal o mais não é suficiente e sim o muito mais, mais, mais...
E “Daqui de Baixo”, que não quiser sofrer muito estas conseqüência, que se organizem!

FATOS QUE INFLUENCIARAM “AQUI EMBAIXO” ESTA SEMANA (04/07/09)


- Pão fica isento de IPI até 2010.

- Governo prorroga IPI reduzido para carros por mais três anos.

- Venda de Veículos bate recorde em Junho.

- A crise econômica mundial chegará ao fim com a recuperação das economias dos emergentes, diz banco mundial.

- Mulher perde mais emprego durante a crise.

- A comissão especial da Câmara dos deputados que analisou a redução da jornada de trabalho de 44 para 40hs, aprovou com unanimidade o relatório favorável à proposta.

- Governo vai reajustar valor do bolsa família ainda em 2009.

- Segundo IPEA(Instituto de Pesquisa econômica Aplicada), pobre trabalha mais que rico para pagar impostos.

- Metade do país não tem acesso a saneamento.

- Há 50 anos, as mulheres tinham em média, seis crianças. Hoje a taxa despencou para 1,9.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

NOSSOS DIREITOS


Alimentos adulterados

Se algum dia você comprar algum alimento que não possua as características conforme descrita na embalagem, ou sentir que o seu sabor está alterado; terá todo direito de trocar.
Se achar que a alteração pode comprometer mais pessoas, como colocar a vida de alguém em risco, o alimento pode ser levado a um laboratório para análise, e se comprovada a fraude, pode ser feito uma denúncia ao promotor de justiça.

Fique atento!

BOMBEIROS: ASTROS QUE NÃO SÃO DE CINEMA