terça-feira, 30 de junho de 2009

MAIS QUATRO HORAS PARA DANÇARMOS BILLE JEAN


Hoje foi dado um passo muito importante para a vida dos trabalhadores, um marco histórico! Mas o destaque dos noticiários ainda é a morte de Michael JacKson!

Por unanimidade a comissão especial da câmara dos deputados, aprovou a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Isso significa que se passar pela votação da Câmara dos Deputados e pelo senado, trabalhadores terão quatro horas a menos de trabalho por semana,mais qualidade de vida e geração de mais emprego.

A constituição federal determina que o trabalhador labore no máximo 44 horas semanais. Mas sabemos que na prática muitos ultrapassam este limite e outros graças as suas organizações por categoria, pela luta, chegam a laborar até menos que 36 horas por semana.

Este projeto foi elaborado por Vicentinho, deputado do Estado de São Paulo, militante histórico do PT, ex operário, ex sindicalista... Este deputado leva a exposição e possível conquista um ideal que foi construído há muitos anos atrás, nas portas das fábricas, em assembléias, indo para o enfrentamento com a polícia, que defendia os interesse dos poderosos... Quem não entende, pensa que tudo esta sendo construído agora entre os homens de terno e gravata. Vicentinho carrega uma bandeira manchada de sofrimento de todos os movimentos sociais Brasileiros, em especial os sindicatos.

Esta conquista ainda não está concretizada, vamos participar das convocações dos sindicatos, dos movimentos a favor da aprovação. Depois que conquistarmos, sobrará então quatro horas da nossa semana para dançarmos Billie Jean do Michael – gosto dessa!

Como a gente sempre fala “Daqui de Baixo”: Só conquista quem luta!

segunda-feira, 29 de junho de 2009

OS PAIS QUE AINDA SÃO FILHOS II


Há poucos dias atrás quando estava no ponto de ônibus, por volta das 05:30hs, uma festa acabava de terminar em algum lugar, e as pessoas começavam voltar para suas casas, até ai tudo bem. A não ser por um detalhe! Percebi que muitas destas pessoas que se movimentavam em pleno início do amanhecer, ainda escuro, eram crianças entre 12 e 15 anos. Há pouco tempo atrás era normal jovens acima de 16 anos. Qual o problema nisso tudo? Ali estavam meninos totalmente imaturos, com suas personalidades ainda em início de formação, corpos infantis, mas já a mostra... Expostos na noite da selva urbana, propensos a serem atacados por animais humanos, e a caírem em armadilhas desumanas. Ali estavam eles... Um rapazinho passava acompanhado de duas mocinhas e gritou bem alto para um motoqueiro que passava: “Qual das duas você prefere, cobro barato”. Brincadeira?Não sei.
E o que fazer para ajudar? Recentemente o STJ absolveu duas pessoas; acusação: Abuso sexual contra crianças. Argumento dos estudiosos para defender os infratores: “ Elas já faziam isso antes por dinheiro, então pode”.
Os filhos destes “sábios”, nunca farão isso por dinheiro; por que não passam fome,
não convivem em um meio social doentio, miserável, onde os corpos, a vida, são desvalorizados por não acharem motivos para se valorizarem.
E se eu fosse o juiz? Mas eu não estudei. Não posso! Mas vou arriscar uma sentença:
Além da prissão, depois que cumprisse pena, o delinqüente teria que doar durante três anos, vinte por cento do que ganhasse como salário há uma instituição de crianças carentes.
E qual a punição para os sábios da justiça?

A justiça é cega, mas os interesses dos homens não.

domingo, 28 de junho de 2009

MICHAEL JACKSON MORREU?


Desculpem-me os fãs de carteirinha! Mas para mim há muito tempo Michael Jackson já estava morto, pensei que ele ia ressuscitar agora com 50 shows a fazer, mas o que fizeram foi oficializar sua morte.

Não dá para negar, Michael era um brilhante artista: inovador, dedicado, inteligente, atualizado... Satisfazia muito bem, as necessidades de consumo dos fás e as de enriquecimento dos seus empresários.

Conseguiram fazer deste homem um ícone, e os americanos se orgulhavam disto.

Este artista com seu talento conseguiu ultrapassar as barreiras da discriminação e fazer sucesso em um mundo de hegemonia branca, mas não conseguiu ser forte o suficiente.
Enriqueceu tanto que começou a achar que o dinheiro era um Deus e que poderia mudar a sua essência humana.

Desumano ele se tornou, ficou totalmente a serviço das vaidades, e dos interesses dos poderosos, e se tornou um fantoche! E acreditava que era o rei. E era! O rei de uma cultura efêmera, imoral, hipócrita... Por trás do brilho dos diamantes de sua roupa, e das suas geniais passadas estavam tudo isso.
Aquele brilhou também me encantou quando eu era criança, quando fiquei adulto, continuei admirando o seu trabalho, mas com uma certa tristeza, e questionamentos: porque ele fez isso? Se fosse assim...

Morreu como todos nos humanos morreremos um dia.

Criarão outros Michael Jackson...

Minhas condolências!

sábado, 27 de junho de 2009

FATOS QUE INFLUENCIARAM “AQUI EMBAIXO” ESTA SEMANA (27/06/09)


- Aumentam casos de gripe suína no Brasil.

- Cura da AIDS ainda distante.

- Alcoolismo é a causa de 1 em cada 25 mortes no mundo.

- Consumo de cocaína sobe no Brasil.

- No mundo: socorro a bancos supera ajuda a pobres.

- Desemprego cai em maio e fica em 8,8, diz IBGE.

- Em debate em São Paulo, o educador Eric hanushek, disse que, se não puder demitir professores que não sabem ensinar o Brasil não conseguirá melhorar a educação.

- Mais irregularidades no senado...

- Greve do INSS, completa duas semanas.

_ 96% dos acordos salariais tem reajuste no ano igual ou superior a inflação, diz DIEESE.

- Lula diz que só volta em 20014 se Dilma não for eleita em 2010.

- Governo renova isenção de impostos de carro.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

O SÃO JOÃO DO SENADO


Nem as fumaças das fogueiras acendidas durante o são João foram capazes de ofuscar as sujeiras do senado.

Ainda em clima de festa junina; as bombas continuam explodindo, as de fabricação caseira: senador é acusado de beneficiar duas sobrinhas, uma nora, um neto e uma cunhada.

Desde outras festas que estas bombas vêem sendo fabricadas, parece que deixaram para explodir tudo agora. Haja tímpano para resistir a tanta irregularidade!

Festinha que era para ser “secreta” acabou vindo a público, também subestimaram nossos ouvidos, nossa inteligência e a nossa cultura! Queriam criar até outro ícone para este São João, ironicamente o vulgo dele é “secreta”: mordomo da filha do senador que recebia 12 mil reais de salário pelo senado.

Será que no casamento na roça o senador deu sua filha para o Agaciel! O cara conseguiu aumentar o seu salário a ponto de ganhar mais que um ministro do supremo! E continua ganhando mesmo afastado! Eta! São João bom!

O São Pedro está chegando!
E haja bomba!

Vixe maria! O São João do senado chamou mais a atenção do que o do nordeste!

Será que vai ter bombas de efeito moral! Dificilmente surtirão efeito com o acusado sendo o juiz.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

SÃO JÕAO: A MISTURA.


O que é a festa junina? Pessoas dançando ao som do triângulo, zabumba, sanfona... Muita exuberância de milho, seus derivados, amendoim, laranja... Fogos de artifício para animar a criançada e também os adultos, licor, quentão... Roupas características das pessoas que moram no campo... Até quem moram nas cidades, capitais, se contagia com a cultura junina, pelo menos aqui no nordeste! É raro não ter uma pessoa com alguma foto da infância participando de quadrilha de São João, na escola onde tenha estudado. Eu era tímido é participava!
Depois da minha curta explanação sobre os festejos juninos, de ter exposto a manifestação de uma cultura forte e totalmente enraizada aqui no nordeste; gostaria de dizer que não fomos nos que inventamos os festejos juninos...! Digamos que o maquiamos e o transformamos na nossa cara.
A nossa festa junina é uma mistura: dos portugueses herdamos a forma de se vestir, a dança veio da França e os fogos de artifício é de origem chinesa, já que foram os inventores da pólvora. Então! A soma disto tudo com a crença religiosa, influências indígenas, negras... Originou está importante comemoração que divide o meio do ano.
E a fogueira? Tem várias explicações, citarei duas:

Historiadores dizem que como antigamente não existia energia elétrica e principalmente nos países europeus que era muito frio, costumavam acender as fogueiras para aquecer os corpos e para iluminar as confraternizações.

A outra explicação é interessante: São João que é o homenageado do dia 24, era parente de Jesus Cristo, e foi ele que anunciou a volta do salvador. De acordo relatos, ele era um homem de muita fé e também sábio. A fogueira quando acessa ilumina tudo a sua volta, a luz significa verdade, sabedoria, as qualidades de São João.

Penso que o ano, 365 ou 366 dias, é mais um capítulo das nossas vidas, sendo assim consideremos o São João como marco que define o meio dos nossos capítulos.

Que neste São João as fogueiras acendidas iluminem a cegueira dos olhos dos gananciosos e purifique com suas chamas todas as maldades deste mundo. Desejar não custa nada!

Vamos as comemorações! Olha o fogo, olha o fogaréu...

PEDREIROS: ASTROS QUE NÃO SÃO DE CINEMA



Já pensou o inverno sem as nossas casas para nos protegerem do frio, ou o verão, para nos protegerem do sol; para ficar-mos em segurança nestes dias em que a violência impera nas ruas. Já ouvi até em algum texto a seguinte afirmação: “a nossa casa é a extenção do nosso corpo". Devemos agradecer tudo isso também aos pedreiros, que habilmente de grão em grão, da forma ao que antes era simplesmente amontoados de materiais.
Parabéns!

sábado, 20 de junho de 2009

INFORMAÇÕES QUE MAIS AFETARAM “AQUI EMBAIXO” ESTA SEMANA


- Preço do diesel nos postos caiu apenas 0,14%.

- Imposto menor já provoca falta de eletrodomésticos.

- Governo deve prorrogar, até outubro, IPI reduzido para linha branca: geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos, continuarão mais baratos.

- Lula na ONU defende igualdade.

- Servidores do INSS entraram em greve.

- Bahia tem número recorde de casos de dengue este ano.

- Pesquisa realizada pelo IBASA, diz que juventude valoriza mais o trabalho do que a educação.

- Caiu o uso da camisinha.

- Mundo terá mais de 1 bilhão de pessoas desnutridas este ano em conseqüência da crise. Pela primeira vez na história da humanidade

- Estudo da UNIFESP, constata que o álcool move a violência doméstica.

ESTÁ MAIS FÁCIL IR À SALVADOR DO QUE ANDAR AQUI EM CAMAÇARI


Quem não tem carro, e precisa se deslocar para orla de Camaçari, ou vir de lá, que seja a trabalho ou a passeio, ficou mais complicado. Segundo informações, a empresa Costa do Coqueiro que fazia o transporte de passageiros com ônibus grande, não está mais na linha; agora só restou, as pessoas que tem necessidade de fazer este trajeto, as cooperativas de transportes, que possuem carros pequenos: as vans e os micrônibus. Se antes já não era bom, agora ficou horrível!
Se utiliza muito a expressão “sardinha em lata”, para descrever os ônibus super lotados. Muitos passageiros dizem que agora estão se sentindo “uma sardinha em lata triturada” ao viajar nestes transportes que possuem determinada capacidade de passageiros, mas como sempre não respeitam.
Os trabalhadores da orla que trabalham aqui em Camaçari, são os que mais estão sentindo na pele, esta desorganização, já que são obrigados a fazerem este roteiro que faça chuva ou que faça sol quase todos os dias da semana; e os que possuem vale- transporte, não estão podendo utilizar, pois os donos das vans e dos microônibus não aceitam, argumentam que a secretaria de transporte não autorizou a produção dos seus próprios vale-transporte. Os em circulação são da Costa do Coqueiro.
Srs. Responsáveis pelo setor de transportes de Camaçari! Sei que não usam este meios para se locomoverem, mas! Agilizem aí, tá difícil! Ninguém tá pedindo transporte de graça e sim: organização. E que seja respeitado os direitos do consumidor.

O ÁLCOOL


Já diziam muitos poetas e filósofos que o álcool era inspirador. Já que quando ingerido faz com que a pessoa fuja do centro da realidade e comece entrar em um estado de relaxamento. Quando consumido de forma elevada, naturalmente e progressivamente o individuo começa se distanciar da realidade. Isso significa não respeitar a tudo que aprendemos durante nossa existência, e também os nossos extintos naturais. São nestes momentos que acontecem: a briga do boteco, acidente de carro, violência com a família, má conduta moral...
O álcool é uma droga que diferentemente da maconha é liberado(lícita), então, todos teoricamente acima de 18 anos pode consumir.

Pra não esquecer! O álcool vicia e provoca doenças.

E qual minha opinião mesmo! A respeito do álcool? Beber ou não beber?
Cada pessoa tem por obrigação se conhecer. Se for para beber e sair por aí fazendo besteiras; então não beba.
Não corra o riso de morrer ou então de ficar preso por algumas horinhas alcoolizado.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

PRA QUE GREVE?


ESTAMOS EM GREVE!

Se acalmem! Não estamos em greve. Mas greve de que? Porque?
Poderia ficar sem comer, o que caracteriza greve de fome. Por qual motivo?
Bom! Digamos que eu achasse que o meu salário é muito baixo, então eu resolvesse ir para a praça da cidade onde eu moro e colocasse um cartaz: “NÃO VOU TRABALHAR E NEM COMER ENQUANTO MEU PATRÃO NÃO AUMENTAR O MEU SALÁRIO”. Certamente ia chamar a atenção da opinião pública, que de certa forma pressionaria meu patrão a aumentar a minha humilde remuneração. Geraria outro transtorno: como não iria trabalhar, deixaria automaticamente de criar lucros para o meu patrão, o que o incomodaria muito. Isso também faria com que ele se sentisse pressionado a atender a minha reivindicação.

CUIDADO: Se não tiver estabilidade no trabalho não ouse fazer isso sozinho, pois quase que certo: receberia o aumento de salário e logo em seguida, depois que a opinião pública se acalmasse, seria demitido.

Brincadeiras a parte! Greve é uma coisa muito séria; é um instrumento, hoje legal, de “luta coletiva ou individual, “pacífica” dos trabalhadores.

A sociedades mundiais independente das diferentes culturas, apresentam diferenças sociais: pobres e ricos. Na cultura ocidental, a nossa, o sistema predominante é o capitalismo, que possibilita um acumulo muito grande de riquezas nas mãos de poucos. A grande maioria das pessoas ficam na contra-mão deste acumulo; muitos vivem em estado de miséria, ou então só trabalham para comer. Os seres humanos sempre estiveram em conflitos em busca dos seus interesses. A greve é uma forma de conflito, teoricamente pacífica, que leva uma classe: os trabalhadores a confrotar com a outra classe: o dono do capital, sempre em busca de uma condição de vida mais justa.
Imaginem o transtorno que é o dia em que os motoristas de ônibus resolvem entrar em greve: as pessoas não conseguem ir ao trabalho, passear... Ou então a greve dos professores! Muitos alunos sem ir para escola... Agora vejam o futuro: pessoas vivendo em uma condição melhor... Conquistas que o meu ou o seu filho vão se beneficiar quando se tornarem também trabalhadores.

“SEM AS GREVE A SOBREVIVÊNCIA DAS PESSOAS “DAQUI DE BAIXO” SERIAM MAIS GRAVE .”

O ideal mesmo, seria se existisse entre as pessoas uma consciência coletiva, de igualdade; mas... Dificilmente o cachorro divide o osso sem resistir.

terça-feira, 16 de junho de 2009

PARTE DE MÚSICA QUE FALA DA VERDADE


E há tempos
Nem os santos têm ao certo
A medida da maldade
E há tempos são os jovens
Que adoecem
E há tempos
O encanto está ausente
E há ferrugem nos sorrisos
Só o acaso estende os braços
A quem procura
Abrigo e proteção...

Legião Urbana

domingo, 14 de junho de 2009

OS ASTROS QUE NÃO SÃO DE CINEMA.


O que seria da nossa sociedade sem:
Os pedreiros para construírem nossas casas.
Os eletricistas, para fazererem com que a energia chegue em nossos lares.
O encanador...
O carpinteiro...
O médico...
O padeiro...
O comerciante...
O açougueiro...
A costureira...
O sapateiro...
O barbeiro...
O agricultor...
O bombeiro...
O...
O...
Com o avanço das tecnologias, surgiram muitas mais profissões que hoje também se fazem necessárias. É importante em todo este contexto saber o que é necessidade vital e o que não é. Enfim, todas as profissões citadas se interligam de forma a dar sustentação ao sistema em que vivemos.
Cada profissional que se dedica ao seu ofício é um criador, um importante astro, não igual os do cinema, meras ilusões, estes são de verdade: derramam suor, passam noites acordados, manipulam máquinas, salvam vidas, sustentam vidas...
Quero dar só um exemplo: quando eu era criança considerava meu pai um herói, ele me falava de sua profissão e eu me orgulhava, admirava vê-lo saindo pela manhã cedinho todos os dias e só chegar escurecendo e sabia que ele fazia aquilo não só por ele, mas também pela sua família.
O tempo vai passando e vamos vendo estes verdadeiros heróis da sociedade como sem importância, e nos ensinam a cultuar exemplos de ficção, ou que não merecem tanta importância.

Por isso vou destinar um espaço do meu blog para toda semana homenagear um destes astros que não são do cinema.

Nada contra o Brad Pitt, Angelina Jolie, Ronaldo, Cristiano Ronaldo! Muito talentosos, assim como os “profissionais” que eu citei.

AGRICULTORES: ASTROS QUE NÃO SÃO DE CINEMA


SEM ESTE ARTISTA DA VIDA, NÃO TERIA AS CIDADES E NEM A HUMANIDADE TERIA SE DESENVOLVIDO TANTO. POSUEM OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA SABER O QUE UMA PLANTA PRECISA PARA NASCER, CRESCER E PRODUZIR O ALIMENTO QUE SERVIRÁ DE COMBUSTÍVEL PARA NOS, SERES HUMANOS.
É POR CAUSA DESTES ASTROS QUE SEMPRE QUANDO CHEGAMOS NOS SUPERMERCADOS, ACHAMOS O QUE COMER.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

OS PAIS QUE AINDA SÃO FILHOS


Não sei como é aceita e introduzida, nos países ditos desenvolvidos, a cultura da desvalorização do humano, da desintegração das famílias, da destruição dos valores éticos e morais, puxados em grande parte pela banalização do sexo. Sei que aqui no Brasil os efeitos são destruidores.

Imagine duas crianças pobres, (um homem e uma mulher ambos de famílias diferentes e carentes) que crescem afastados do pai ou da mãe; ou por perca por causa da violência, ou por causa do divórcio... Estas duas crianças vão se desenvolvendo sem receber praticamente nenhuma orientação teórica e nem exemplos práticos, que os direcionem bem, já que suas referências seriam suas famílias, que eles não possuem consolidadas. Ou o pai ou a mãe destes jovens poderiam lhes passarem a orientações necessárias, porém, devido terem que “viver para trabalhar” e não “trabalhar para viver”,(“quando possuem trabalhos dignos”), faltam lhes tempo e também “orientação para orientar”. Estas crianças crescem influenciadas pela cultura irresponsável das ruas, que é influenciada por muitos meios de comunicação que não tão nem aí para o que acontecem com o próximo, querem sim é satisfazer a necessidade de acumulação de riquezas suas e de quem possuem o capital.

Estes jovens, que não possuem mais 7, 8 anos, já são adolescente, se encontram. Começam namorar, transar... Colocam em prática o que viram nas novelas, nos filmes, na Internet... As orientações sobre prevenção de doenças, gravidez, conseqüências de se ter um filho... Quase não tiveram. A jovenzinha engravida... Possivelmente estará iniciando aí mais um ciclo da pobreza, que favorece a desorganização social...
A culpa é de quem?

terça-feira, 9 de junho de 2009

EPIDEMIA DE DENGUE CONTINUA.


Segundo especialistas a epidemia de dengue continua aqui na Bahia, principalmente devido ao inverno. Por tanto continuemos no combate!
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito fêmea aedes aegypti. Existe dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica.
Quando com sintomas da doença não tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como ASS, melhoral, doril, sonrisal, engov, cibalena e outros.

PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR:

• Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;
• Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;
• Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.
• A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;
• Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
• Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;
• As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;
• Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).
• Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
• As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.
• Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada

Possivelmente o presidente Lula e outras pessoas corriam riscos


Umas das suspeitas a respeito da queda do Airbus A-330 que caiu no oceano atlântico com 228 pessoas, é que os sensores de velocidade falharam, e isso causou uma série de problemas que levou ao trágico acidente.
Há pouco tempo atrás a airbus, que também fabricou o avião que transporta o presidente Lula em suas viagens políticas, havia recomendado a aeronáutica à troca destes tais sensores.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O QUE ACONTECEU COM CAMAÇARI?


Está é a pergunta que muitas pessoas farão depois de muito tempo sem vim a Camaçari, se não estiverem informadas. Questionarão quando adentrarem novamente a cidade, após o dia 10 de junho, dia em que está programado para entrar em vigor as mudanças do trânsito. Podem até criticarem: “Que porcaria fizeram aqui”, “pra que fizeram isso?”.
Lá vão as justificativas pela minha ótica: de uns anos para cá, Camaçari começou a apresentar um grande crescimento populacional, devido à vinda de mais Fabricas para o município, que conseqüentemente atraiu mais pessoas. Muita delas começaram a comprar carros, por terem um emprego e também pela facilidade que as revendedoras dão. Isso fez com que o antigo transito de Camaçari, criado em anos sem progresso, começasse se tornar ineficiente. Ainda bem que a nova gestão da prefeitura percebeu isso. E tomou estas medidas que vão entrar em vigor. Mas sou cético! Teoricamente vai melhorar, mas vamos ver na prática.
Com estas mudanças, algumas ruas que eram “mortas”, vão se tornarem aptas para o comércio, que também é bom para o progresso.

Alerta! Vai ter mudanças profundas, quem não se informou ainda, é melhor se informar, a prefeitura está fazendo sua parte: produziu cartazes, está divulgando maciçamente na mídia, Agora faça a sua! Ex: imagine você que aquela rua na frente da escola D.Pedro, agora terá sentido contrário.

Tem algo que me preocupa, e ainda não encontrei respostas, perguntei há umas destas pessoas que ficam dando orientação nestes stands, mas elas não me deram uma resposta convincente a respeito: com o aumento do número das passagens de nível, certamente irá aumentar a possibilidade de ocorrer algum acidente provocado pelos trens? Ou não?
Até o dia 10!

sábado, 6 de junho de 2009

Cesta básica fica mais cara(clique abaixo).

#view/id=dieese-cesta-basica-fica-mais-cara-em-15-capitais-0402366EC8B13346/user=1575mnadmj5c/date=2009-06-04&&list/type=search/q=Cesta%20b%E1sica%20/edFilter=all/sort=mostRelevance/time=all/

Pão nosso de cada dia nos dai hoje...




Preço médio de alguns alimentos aqui em Camaçari-Ba

“Valor em real”, claro!

Feijão(Kg) = 2,50

Arroz(Kg) =2,20

Farinha(Kg) = 1,60

Óleo de soja(l) = 2,60

Macarrão(Pc) = 1,50

Café (200g) = 2,30

Açúcar(Kg) = 1,70

Leite em pó (200g) = 2,30

Pão = Variando entre 15 e 20 centavos a unidade.

Fubá de milho = 0,70

Margarina (250g)= 1,20

Ovos(Dúzia) = 2,60

Carne de sertão(Kg) = 9,50

Tomate(Kg) = 2,70

Ainda bem que não aderimos a cultura italiana, olha só o preço do tomate.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

FUTURO VERDE?



Esta foi uma gincana ecológica que aconteceu aqui em Camaçari no dia do meio ambiente, promovida por uma escola.

Que bonito! Lá estavam crianças e adolescentes, o futuro do Brasil, do mundo!

Seus pais! Certamente estavam trabalhando na indústria de fabricação de pneus, em alguma fábrica do pólo que lançam continuamente produtos poluentes na atmosfera, na FORD... Assim como eu que também trabalho na indústria que geram resíduos... Enfim... Estamos inseridos em um sistema produtivo, em uma cultura, totalmente nocivos à saúde do planeta terra. E estes futuros que aparecem ai na foto estão fadados a dar continuidade a esta arte da destruição, por acreditarem que tudo isso é necessário para sobrevivência.
Está de parabéns a iniciativa tomada por esta entidade, quem sabe algum destes futuros aí presente não se transformem em um ambientalista, graça a esta participação, e se torne um dos poucos neste mundo a ficar continuamente alertando sobre a futura extinção do seres humanos, ou pior! A destruição do planeta terra.
Vou dá o meu aviso: “ quem cuida tem”.

DIA DO MEIO AMBIENTE

quinta-feira, 4 de junho de 2009

O QUEBRADOR DE COCOS





Quando me aproximei da praça daqui de Camaçari, cidade onde eu moro e nasci, vi um aglomerado de pessoas, curiosamente me aproximei, quando cheguei junto às outras pessoas que se faziam presentes, vi no meio do círculo um homem deficiente das pernas, próximo a uma cadeira de rodas; pensei: “deve tocar algum tipo de instrumento musical e as pessoas lhe dão alguma gratificação por isso”. Mas tinha uma coisa que não encaixava: a sua volta tinha muitos cocos, alguns descascados e outros com cascas. Logo, logo, aquele homem começou a responder as minhas indagações: começou a quebrar os cocos com os cotovelos, descascar com boca, e fazer acrobacias em sua cadeira de rodas; tudo de forma muito animada. Um espetáculo ao ar livre!
O nome dele é Eduardo. Já ouviu aquele dizer: “podia estar matando, roubando, mas estou pedindo”. Nada disso se aplica ao cidadão Eduardo, que mesmo com sua deficiência e certamente nascido na pobreza, não baixou a cabeça, foi a luta e aprendeu algo, que para mim é um trabalho. Eu paguei pela apresentação do artista, não por pena, mas sim por merecimento. Valorizei os seus esforços, que não eram normais! Imagine eu descascando cocos com a boca, furando os com o dedo ou fazendo acrobacias em uma cadeira! Esqueci de perguntar se ele gosta do que faz.
“O Eduardo é brasileiro e não desiste nunca” Ou seria melhor dizer: “o Eduardo é um dos Brasileiros que não desistiu”. Pois tem muitos que desistem, uns por desmotivação e outros por serem forçados a desistirem, devido a irresponsabilidade do sistema.

terça-feira, 2 de junho de 2009

AVIÃO É UM TRANSPORTE SEGURO?



Há muito tempo atrás o transporte de mercadorias e pessoas era feito pó animais domesticados; tenho em minha cabeça várias histórias que meu avô contava a respeito de burros, jegues... Com o avanço da tecnologia, que tem como ponto importante à invenção da máquina a vapor, começou a desenvolver meios de transportes mais rápidos: carros não muito velozes, mas que já se deslocava a grandes distâncias, motocicletas, navios com motor... Até chegar na superação humana: o avião. Que desafiava a força da gravidade e mostrava superação di homem. Hoje este meio de transporte é muito utilizado; antes devido ao alto valor das passagens, era privilegio de poucos; muitos “daqui debaixo”, principalmente devido às promoções já podem ir a São Paulo daqui da Bahia, e gastar apenas 2 horas de relógio. De ônibus gasta no mínimo dois dias. De jegue?! Sem comentário.
Mas!! Estas inúmeras notícias sobre acidentes de avião fazem muita gente ficar com medo de viajar neste meio de transporte. Mas se não sabe, saiba agora: este é o meio de transporte mais seguro do mundo. Mas como?! Em se comparando ao número de pessoas que vem a óbito por milhão. O jegue não vale! Hoje pouca gente anda neste meio de transporte.
O que acontece é que os meios de comunicação informam quase todos os acidente de avião, pois não é tão freqüente como os acidentes de carros, de motos... Se fossem informar sempre que acontecesse algum acidente de automóvel não sobraria espaço nos jornais para outra coisa.
Antes, sem a tecnologia se morria por uns motivos, com o avanço da tecnologia se eliminou uns e se criou outros... Sempre morremos.